Ria de Aveiro e o lazer ciclável - Small is beautifull? (Crónicas d’Avenida - #4)

O economista alemão Ernst F. Schumacher editou, no auge da crise petrolífera de 1973, o conjunto de ensaios conhecido por ‘Small Is Beautiful’ (‘Small Is Beautiful - Economics as If People Mattered’, Ed. Original 1973; Ed. 25 anos, Hartley & Marks, 1999).

Criticando o modelo económico ocidental, o autor defendia que a ‘forma mais racional de vida económica deveria considerar a produção a partir de recursos locais para suprir necessidades locais’ aliviando, deste modo, ‘a dependência de importações longínquas’.

Trinta anos volvidos, de novo num momento de grave crise económica e financeira mundial, as preocupações de Schumacher ganham uma actualidade paradoxal.

Portugal atravessa um período de enorme dificuldade. Tal como sugeriu o economista alemão, o nosso modelo económico tem ser repensado e urge encontrar respostas à escala nacional e local.

A propósito desta preocupação, aqui bem perto de nós, os municípios da Murtosa, Estarreja e Ovar desenvolvem, em colaboração com a Universidade de Aveiro, uma interessante experiência a justificar atenção.

Tirando partido dos recursos naturais, culturais e paisagísticos da Ria, o projecto CicloRia colocou a bicicleta, o lazer e turismo como elementos centrais de uma aposta de desenvolvimento local.

Para isso tem vindo a planear uma rede de mais de 175 Km de percursos cicláveis animados com base no conhecimento científico disponível e em tecnologias móveis produzidas na região, adequadas ao território e às necessidades dos visitantes e comunidades.

O projecto, que já justificou visita do Presidente da República, ainda se encontra numa fase intermédia mas talvez já estejam criadas algumas condições para que a Ria de Aveiro se possa transformar, em breve, num modelo da utilização da bicicleta como meio de deslocação, lazer e turismo.

Não deixa pois de ser curioso que o futuro da região possa passar por uma inovação tecnológica com um enorme potencial mas que tem mais de cem anos!

JCM

publicado por JCM às 10:24 | comentar | favorito